Fundada a 17 de agosto de 2007 por Carolina Marcello, Joana Coutinho e Paulo Brás, encerrou a sua atividade enquanto revista erótica a 17 de agosto de 2013, reabrindo a 12 de dezembro do mesmo ano como plataforma do projeto A MULHER É O FUTURO DO HOMEM.

Subterrâneo (Fábio Lopes) III

mourning involves grave departures
from the normal attitude to life

Sigmund Freud, Mourning and melancholia


quand j'aurais tout détruit
j'aurais de l'équilibre

Henri Michaux, Une vie de chien


O sentimento de perda despoleta no sujeito uma urgência de destruição. A rutura instaurada pela ausência do outro leva o sujeito, em relação com o seu corpo, num trajeto masoquista, em busca do equilíbrio possível, ou apenas da fuga do real, posto em causa pelo trauma.
Entre o sacrifício religioso e o erotismo, as memórias, desejos e crenças que constituíam o sujeito antes do choque são repetidamente extrapolados pelo movimento descendente. Os desajustes entre o corpo e o desejo criam tensões físicas e autoprovocações que questionam a sua condição humana face às suas carências e impulsos sexuais.
Em rigor, o processo de catábase não se realiza completamente sem a saída dos infernos – o regresso ao mesmo é, no entanto, impossível.
Apesar da abordagem autobiográfica, a criação desvia-se do reflexo realista, o passado não é passível de ser contado senão por um processo de distanciamento e fragmentação da comunicação, aqui corporalizado num trabalho de composição performativa e coreográfica. A personagem é, por isso, uma reconstrução da biografia do performer, já contaminada por narrativas e referências que acrescentam camadas de sentido aos factos.


The experience of loss triggers in the mind of the self an urgency for destruction. The rupture, caused by the absence of the other leaves the subject, in relation to its own body, on a masochist path, either in search of some kind of balance, or just distant from reality, brought by the experience of trauma.
Edged between the religious sacrifice and eroticism, all of the memories, desires and beliefs that made up the subject before the shock are repeatedly extrapolated by the downward spiral in which the subject is captured. The mishaps between the body and the desire create physical tensions and the questioning of the human condition in the face of its need and sexual urges.
On close inspection, the process of katabasis is not fully completed without a withdrawal from hell – a return to such environment is, alas, impossible.
Even though there is a biographical approach, the actual creative gesture diverts from a simple realistic reflection, the past is only acknowledgeable when the subject is detached, and here this is materialized in a choreographed and performative body. The character is, then, a reconstruction of the performer’s biography, already contaminated by different layers of narratives and references that add to the meaning of the experience.

Translated by Tiago Moura


+ Fábio Lopes
http://revista-aberta.blogspot.pt/2012/10/subterraneo-fabio-lopes.html
http://revista-aberta.blogspot.pt/2012/10/subterraneo-fabio-lopes-ii.html

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